Biografia




Luna Sea

Formação e Primeiro Álbum (1989-1991)
A Banda foi formada em Janeiro de 1989, por J e Inoran, quando eles ainda estavam no colegial, sob o nome de Lunacy. Eles recrutaram Sugizo e Shinya da banda Pinoccio, para serem guitarrista e baterista, respectivamente. No dia 06 de Maio eles recrutaram Ryuichi da banda Slaughter, para ser o vocalista.

Lunacy estreou no dia 29 de Maio, no Machida Playhouse, com capacidade para 100 pessoas. Eles lançaram sua primeira demo tape auto-intitulado, que incluiu as canções "Kill Me", "Sexual", e "Nightmare", em 9 de agosto, todas as 100 cópias foram vendidas.  A banda lançou sua segunda demo "Shade", que foi lançado quatro meses depois,  incluiu "Shade”,   “Search for Reason" e "Suspicious", mais uma vez todos os mil exemplares foram vendidos. Em 17 de dezembro,  a Banda tocou seu primeiro concerto oficial ao vivo em Machida Playhouse com todos os 150 ingressos vendidos.

Em 1990, Lunacy tocou em vários shows com outras bandas populares, tais como: Wood Pecker, Dools, Billy & the Sluts, Jolly Pickles, e Tokyo Yankees. Eles lançaram seu terceiro demo,Lastly", em junho e teve um adicional ao vivo no Machida Playhouse.

Lunacy foi descoberto por hide (guitarrista do X Japan) e depois assinaram contrato com a gravadora Extasy Records, de Yoshiki Hayashi (Pianista, Baterista, Compositor e Líder do X Japan). Em 1991 a banda mudou seu nome, de Lunacy passou a ser Luna Sea, apenas após o lançamento de seu primeiro álbum, o auto intitulado Luna Sea. Depois de assinar com a gestão de Sweet Child, Luna Sea realizou maiores performances ao vivo durante todo o ano com sua primeira turnê, "Under the New Moon Episode I-III". Durante este tempo, a banda tocou vários shows com a banda de metal Aion. Isto levou às duas bandas se tornarem bons amigos, com Luna Sea fornecendo backing vocals para Aionism, álbum da banda Aion. A popularidade da banda começou a crescer quando eles tocaram no Nippon Budokan para o “Exstasy Summit” concerto, juntamente com outras antigas e atuais bandas da Extasy incluindo X Japan, Vírus, Gilles de Rais, e Tokyo Yankees. No final do ano, Luna Sea anunciou que tinha assinado com a MCA Records.

Avanço do Sucesso (1992-1994)
Após ser criado o fã-clube oficial "Slave" em janeiro, Luna Sea lançou seu primeiro álbum oficial pela MCA Records “Image” em 21 de maio. O Álbum alcançou a 9º Posição da parada oficial da Oricon. Em seguida foi realizado o concerto "Luna Sea Concert Tour 1992 Image or Real" em 7 noites, onde um dos eventos foi gravado e lançado como um vídeo caseiro. Correspondente a sua crescente popularidade, o concerto "After The Image Tour" foi realizado em Outubro. O Luna Sea fechou o Ano com outro concerto “Extasy Summit” no Nippon Budokan.

Durante a curta pausa da banda, Inoran, J, e Sugizo ajudaram a colaborar no álbum Dance 2 Noise 4. A Canção "Revive ~ Walts for Reminiscence of Mind" teve a contribuição de Sugizo. Inoran e J formaram uma equipe com hide para formar unidade 


temporária chamada M*A*S*S e criaram a canção Frozen Bug, que mais tarde foi remixada e colocada no primeiro álbum solo de hide, Hide Your Face. Em 24 de Fevereiro, o primeiro single da banda foi lançado, “Believe” alcançando a 11º posição, com uma venda total de 150 mil copias.

A banda começou a trabalhar em seu segundo álbum e começou a excursionar por ele em 16 de abril, com a "Luna Sea Concert Tour 1993 Search for My Eden" em todo o país. Seu segundo álbum, Eden, foi lançado em 21 de abril e chegou a 5º posição nas paradas. A banda então lançou seu próximo single, “In My Dream (With Shiver)” em 21 de julho, atingindo a 9º posição. O "Luna Sea Concert Tour 1993 Search for My Eden Encore" com o ultimo show no dia 30 de Agosto foi gravado e lançado em VHS. Luna Sea, em seguida, lançou o Sin After Sin de vídeo que incluiu performances de pequenos espaços durante o ano.

Luna Sea realizou várias turnês desde o final de ano anterior até fevereiro com o nome de "Luna Sea Concert Tour '93-'94 The Garden of Sinners". Em 12 de fevereiro,  eles deveriam tocar o concerto final da turnê, mas teve de adiar por uma hora devido a uma forte tempestade nas proximidades. Esta foi a terceira vez que a banda sofreu um atraso devido ao mau tempo,  assim, alguns meios de comunicação brincaram dizendo que Luna Sea foi “o desastre natural". Em qualquer caso,  Luna Sea lançou seu próximo single, Rosier", que chegou a 3º lugar na nas paradas de sucesso e vendeu quase 100.000 cópias em sua primeira semana de lançamento. Depois de varias apresentações ao vivo, a banda lançou seu quarto single, “True Blue", que liderou as paradas com mais de 140.000 vendas durante sua primeira semana.

Respondendo a Popularidade, o Luna Sea lançou seu terceiro álbum, Mother em 26 de Outubro. O álbum atingiu o 2 º lugar, e até agora vendeu mais de 700.000 cópias, sendo seu terceiro álbum mais vendido. O lançamento de Mother levou a banda para uma abordagem mais rock progressivo com músicas como "Genesis of Mind ~ Yume no Kanata he ~", "Face to Face" e "Mother". O vídeo promocional de "Rosier" recebeu o prêmio "O Melhor Vídeo Musical" do Prêmio Nippon Taisho (premiação de música do Japão) em 31 de dezembro.

Primeiro Show no Tokyo Dome, Style (1995-1996)
Em janeiro, Luna Sea foi para a Irlanda filmar o vídeo promocional de "Mother". O single foi lançado, no mês seguinte, chegando a 2º lugar na parada de sucesso. Ao longo de março e maio, a banda realizou a turnê  “Mother of Love, Mother of Hate" para promover o álbum. Em 24 de maio, foi lançado sua primeira coleção promocional de vídeo, estava com o título, Eclipse I. Em 13 de novembro, foi lançado o seu próximo single "Desire”, e vendeu mais de 550.000 cópias. Sua popularidade atingiu um ponto que fizeram sua estréia no Tokyo Dome, o maior estádio fechado do Japão, ao vivo intitulado de "Lunatic Tokyo". Mais de 55.000 ingressos foram vendidos para o evento.

O próximo single, "End of Sorrow" foi lançado em 25 de março, e atingiu o pico, 1 º lugar nas paradas. A mesma coisa aconteceu ao seu quarto álbum Style, lançado em 22 de abril , que até agora vendeu mais 700 mil cópias. Em 15 de julho, o single "In Silence", que alcançou o segundo lugar, e o Lunatic Tokyo 1995/12/23 Tokyo Dome VHS foram lançados. Luna Sea realizou a sua próxima turnê "Unending Style" mais tarde, nesse ano, com um show ao vivo sendo realizada em 23 de dezembro com o título "Unending Style Tour Final Christmas Stadium ~Mafuyu no Yagai~" no Yokohama Stadium. Luna Sea fez um anúncio durante o concerto que a banda teria uma pausa temporária no ano de 1997 para cada um dos membros seguirem seus projetos solo.

Pico Comercial, Turnê pela Ásia e a Dissolução da Banda (1998-2000)
Luna Sea retornou com o lançamento do single "Storm”, que é o seu melhor single, com uma venda total de mais de 720.000 cópias, e o álbum "Shine", sendo que ambos ficaram em 1º lugar nas paradas de sucesso. Em Julho foi Lançado mais um Single, I For You, que foi tema do dorama Japonês Kamisama mō Sukoshi dake. O quinto álbum do Luna, Shine, foi o Mais Vendido da Banda, Passou da marca de 1 Milhão de copias vendidas naquele ano e liderou as paradas japonesas. A Música Breathe deste álbum também foi usada na trilha sonora da animação, Mulan, da Walt Disney. Eles começaram a aparecer em alguns programas de Televisão, como Heyx3, CDTV, Music Station, e no evento anual  Kōhaku Uta Gassen, que conta com os artistas mais populares de cada ano. A banda apareceu no Music Station Super Live 1998 no Natal após seu show no Yokohama Stadium intitulado "Manatsu no Yagai".
A Popularidade do Luna Sea passou do Japão e chegou a outros paises da Ásia, levando sua primeira turnê asiática para Taiwan, Hong Kong e Xangai. Para comemorar o aniversário de 10 anos da banda, o Luna Sea lançou seu primeiro álbum ao vivo com o planejamento de um grande concerto intitulado"Luna Sea 10º Anniversary Gig ∞". Infelizmente, uma tempestade destruiu o palco elaborado, no entanto os escombros foram usados como plano de fundo e o show foi assistido por cerca de 100.000 pessoas.

Depois de lançar nada por quase dois anos, o Luna Sea voltou com o novo single "Gravity", que liderou as paradas. Algumas de suas músicas foram usadas no filme, incluindo "My Lover", que também foi usado no filme Another Heaven. A canção "Coma Sweetest Again” também foi usado na versão japonesa do filme de James Bond, The World Is Not Enough. Após o lançamento do single "Tonight”,  Luna Sea, em julho lançou seu sexto álbum de estúdio, Lunacy, chegando ao terceiro lugar, e vendendo cerca de 300.000 cópias no total, foi um fracasso em comparação com álbuns anteriores. Eles fizeram dois concertos intitulados de "Luna Sea Concert Tour 2000 The Brand New Chaos". Durante o último concerto, a banda fez o anúncio que estavam "caindo as cortinas" no final do ano para seguir carreiras solo. Em seguida, lançou seu último single "Love Song" e o álbum de compilação  Period -the Best Selection-, que inclui regravações de "Precious ..."," DéjàVu "," Wish "e" Believe ".Luna Sea realizou seus concertos de despedida em dois dias no Tokyo Dome, nos dias 26 e 27 de Dezembro.

Reuniões (2007-2009)
O Luna Sea se reuniu para o Concerto "God Bless You ~ One Night Dejavu~" no dia 24 de dezembro de 2007. O concerto foi transmitido ao vivo pela NHK BS Hi-vision Satellite channel, com algumas canções resumidas na lista de faixas de canções do show. O Show completo foi lançado em DVD no dia 28 de Março de 2008.  A banda disse que iria apenas realizar eventuais shows ao vivo, porque eles achavam que a reunião não deveria ser permanente. O Luna Sea se reuniu novamente para se apresentar no hide Memorial Summit” em 04 de maio de 2008. Luna Sea comemorou seu aniversário de 20 anos em 29 de maio de 2009. No site oficial da banda, que desde então começou a vender em todo o mundo as músicas da banda através do iTunes.

World Tour Reboot & A Promise to the Brave (2010-2011)

No dia 29 de maio de 2010 foi o 21º aniversário da formação do Luna Sea e também um dia de lua cheia. Em paralelo, houve uma renovação no site oficial, uma conta oficial no Twitter foi criada, uma página no Facebook também foi criada e um canal no YouTube foi lançado. Em cada dia de lua cheia seguinte, um novo vídeo foi carregado em seu canal no YouTube. Em 25 de agosto, também um dia de lua cheia, foi anunciado que eles iam realizar uma conferência de imprensa urgente em 31 de agosto em Hong Kong, onde uma vez anunciaram o fim de suas atividades em 2000. A conferência de imprensa no foi transmitida ao vivo através de streaming de serviço Ustream.tv.

Durante a conferência de imprensa em Hong Kong, a banda anunciou sua reunião e a primeira turnê em 10 anos. Eles também disseram que novas canções foram sendo escritas. A turnê, chamada "20th Anniversary World Tour Reboot -to the New Moon-", começou em 27 de novembro na Alemanha e seguiu para os Estados Unidos, Hong Kong e Taiwan, e foi planejado para acabar com dois shows no Japão no dia 23 e 24 de dezembro, no Tokyo Dome.

No Dia 30 de Novembro, foi anunciado que banda faria um concerto gratuito no Tokyo Dome, em 25 de Dezembro. O Concerto Intitulado de "Lunacy Kurofuku Gentei Gig ~the Holy Night~" se refere ao antigo nome da Banda (Lunacy), o publico teve de usar vestimentas pretas. O concerto foi realizado sob o seu nome original, Lunacy, e todas as músicas executadas foram pré-1995.

No 01 de Dezembro de 2010, o Luna Sea assinou com a Gravadora HPQ,  que é propriedade do Grupo Avex. O Primeio lançamento com o selo foi o re-lançamento do primeiro álbum da banda, Luna Sea, em 16 de março de 2011. No dia 09 de Dezembro, dois concertos foram confirmados na cidade de Kobe, para os dias 30 e 31 de Dezembro no World Memorial Hall, os concertos receberam o titulo de “20th Anniversary World Tour Reboot -The Last Count Down-“.

Em resposta ao Sismo e tsunami de Tohoku de 2011 que ocorreu em 11 de março no Japão, o Luna Sea anunciou que iria lançar sua primeira canção nova em 10 anos. "Promise" foi lançado em 9 de abril, exclusivamente nos sites da Amazon como download digital, com todos os valores arrecadados doados à Cruz Vermelha japonesa para ajudar as vítimas.

Em 04 de dezembro de 2010, o concerto em Los Angeles foi filmado em 3D, e foi lançado como um álbum ao vivo e em vídeo. Ambos intitulado “Luna Sea 3D in Los Angeles”, o álbum foi lançado em 01 de junho de 2011, enquanto que o vídeo foi exibido nos cinemas em todo o Japão a partir de 04 de junho. A banda transmitiu uma entrevista ao vivo, na premier do filme no Toho Cinemas Roppongi Hills, através de Ustream.tv em 29 de maio. Lá, eles anunciaram um concerto beneficente intitulado "Luna Sea for Japan "A Promise to the Brave"" no Saitama Super Arena, com capacidade de 30 mil pessoas, em 22 de outubro. O concerto foi transmitido ao vivo pela WOWOW, e todas as receitas do evento foram para a Cruz Vermelha Japonesa para as vítimas do Sismo e tsunami de Tohoku de 2011 . Os ingressos para o show foram postos à venda em 14 de agosto, todos os ingressos foram vendidos em cinco minutos.


THE ONE -crash to create- - Novo Álbum (2012-Presente)

No dia 17 de Janeiro de 2012, Luna Sea anunciou que irá lançar em vídeo, o concerto beneficente que ocorreu no Saitama Super Arena no dia 22 de Outubro de 2011. Intitulado como, “Luna Sea For Japan A Promise to the Brave”, ele será lançado em dois formatos, em DVD e em Blu-ray no dia 28 de Março de 2012. Dois dias depois, eles anunciaram em seu site oficial, no término de uma contagem regressiva, que uma nova Música seria lançada. A nova Música terá em torno de 20 minutos de duração e será lançada em quatro edições.

No dia 21 de Fevereiro foi revelado o nome da música, que é THE ONE -crash to create-, as quatro edições são, o CD normal, HQCD, Hybrid SACD e por fim a ultima edição, que inclui todas as três edições e mais um DVD. O single chegou ao 5º lugar na Oricon e vendeu mais de 24 mil cópias em sua primeira semana.

No dia 29 de Maio, aniversário de 23 anos da banda, foi revelado a uma nova Turnê Nacional, a “LUNA SEA LIVE 2012-2013 The End of the Dream”, será uma turnê de 7 shows, o primeiro ainda no ano de 2012, no Castle Hall, em Osaka e os outros 06 shows em Tóquio, no Nippon Budokan. 

No Inicio de setembro, foi anunciada a Turnê The End of the Dream Zepp Tour 2012 "Kourin" (降臨), que também trazia a noticia de que todos os ingressos dos 07 shows da turnê “LUNA SEA LIVE 2012-2013 The End of the Dream” foram vendidos em um dia. Essa turnê vai passar pelas casas de shows Zepp, em Osaka, Nagoya, Fukuoka, Sapporo e Tóquio.  A turnê se inicia no dia 16 de Novembro e termina no dia 16 de Dezembro. Além dessa turnê, no dia 24 de Dezembro o LUNA SEA vai realizar o show “LUNA SEA for Japan A Promise to the Brave 2012 in Sendai” para arrecadar fundos para a reconstrução das áreas atingidas pelo terremoto em 2011.

No Dia 08 de Outubro, a banda anunciou em seu Site Oficial o retorno da banda para a Universal Music e o lançamento de um novo single em 2012 e de um novo álbum para 2013, o primeiro álbum em 13 anos. Poucos dias depois foi revelada as Datas da Turnê Asiática, que se inicia no dia 26 de Janeiro, serão 02 shows em Taipei, depois a banda passa por Hong Kong, Bangkok e finaliza a turnê em Cingapura no dia 08 de Setembro. Em 19 de Outubro foi revelado o nome do novo single, “The End of the Dream / Rouge”, será lançado no dia 12 de Dezembro e terá 04 edições diferentes e a pré-venda deste novo lançamento começou no mês de Outubro.

No dia 29 de Maio, dia que a banda estava completando 24 anos de existência, foi anunciado em seu site o lançamento de um novo single, "Thoughts", para o dia 28 de Agosto, o single contem duas músicas e a música que também recebe o mesmo nome do single está no comercial televisivo do jogo de RPG Master of Chaos para iOS/Android. No mesmo dia, no site do fã clube oficial SLAVE foi apresentada uma mensagem perguntando se os fãs estão prontos para o próximo aniversário da banda, em 2014.

No mês de Novembro mais um single será lançado, com o titulo, "乱(RUN)". A primeira música do single, que recebe o mesmo titulo do lançamento, é o tema de abertura da nova atração da TV Asahi “都市伝説の女(Toshi Densetsu no Onna)”, que estreou no dia 11 de Outubro de 2013.


Após 13 anos e 5 meses o LUNA SEA irá lançar um novo álbum, intitulado de "A WILL". A data do Lançamento está marcada para o dia 11 de Dezembro de 2013. Os últimos 3 singles lançados(The End of the Dream/Rouge, Thoughts e 乱(RUN)) farão parte do álbum além de outras 7 novas músicas, ao todo o disco terá 11 faixas. Haverá três diferentes edições do novo álbum: Primeira Edição limitada A: (SHM-CD + Blu-ray), Primeira Edição limitada B: (CD + DVD) e Edição Regular: (CD).

O Ano de 2014 promete ser muito especial para o LUNA SEA e seus fãs, pois a banda comemora o seu 25º Aniversário e para comemorar serão lançados 2 álbuns no dia 28 de Maio, "Luna Sea 25th Anniversary Ultimate Best -The One-" e "Never Sold Out 2", o primeiro é uma coletânea dos maiores sucessos do LUNA SEA até o lançamento de "THE ONE-CRASH TO CREATE-" e o segundo álbum também é uma coletânea, só que com versões ao vivo das músicas de diversos shows da carreira da banda. No dia 29 de Maio a banda realiza o show comemorativo do 25º Aniversário no Yoyogi National Stadium, em Tóquio.

Mas as comemorações não ficam até o dia 29 de maio, a banda anunciou uma turnê em todo o Japão, a primeira parte da turnê "Luna Sea 25th Anniversary Live Tour The Lunatic -A Liberated Will-" começa no mês de Junho e termina em Setembro e retorna em Janeiro de 2015 e termina em 1º de Março. Além da turnê a banda tem mais duas performances adicionais, uma no Saitama Super Arena em Saitama e outra no Yokohama Arena, 21 e 23 de dezembro de 2014 respectivamente.